Como o Aeroporto Internacional de Keflavik está utilizando as soluções Veovo de Machine Learning para se adaptar às mudanças

Home Artigos Como o Aeroporto Internacional de Keflavik está utilizando as soluções Veovo de Machine Learning para se adaptar às mudanças
Compartilhe

Neste post você verá:

Introdução

Como principal porta de entrada da Islândia, o Aeroporto Internacional de Keflavik (KEF) queria garantir que os passageiros desfrutassem sempre de uma experiência perfeita, da calçada até o portão, independentemente da época da viagem. Dessa forma, precisou recorrer à previsão dinâmica – permitindo ao aeroporto ajustar o planeamento da capacidade sempre que as condições mudam rapidamente.

Planejamento rápido e preciso

Manter o fluxo tranquilo de passageiros pelo aeroporto, independentemente da época do ano, é uma prioridade fundamental para a KEF. Para se adaptar às novas condições, o aeroporto sabia que precisava manter a sua janela de planejamento a menor possível. Isso exigia o aproveitamento de informações ao vivo.

Tendo obtido sucesso com a tecnologia Passenger Flow da Veovo na obtenção de informações sobre o fluxo de passageiros em todo o aeroporto, a KEF decidiu adicionar a Previsão de Passageiros ao seu sistema atual, permitindo-lhe ajustar rapidamente a capacidade de acordo com a demanda, melhorar as viagens e manter seus custos operacionais baixos.

Respondendo a eventos imprevistos com mais agilidade

Desde que a nova solução foi lançada, KEF obteve melhorias imediatas no desempenho e na eficiência, com melhor visibilidade dos dados, permitindo um planejamento mais preciso. Os recursos de previsão da Veovo ajudam o aeroporto a antecipar os show up profiles dos passageiros, permitindo ajustar facilmente os recursos para evitar gargalos e aglomerações e manter as pessoas em movimento.

A solução baseada em aprendizado de máquina utiliza diversas fontes no aeroporto, incluindo tecnologias de sensores, AODB e leituras de cartões de embarque para criar uma previsão precisa durante o voo de como os passageiros passarão pelo terminal nos próximos dias e semanas. Isto faz com que o aeroporto construa um plano de capacidade robusto e baseado em dados. À medida que a solução prevê continuamente o movimento usando dados em tempo real, o aeroporto recebe um alerta antecipado sobre prováveis ​​desvios do plano nos próximos dias e horas. Isto faz com que seja possível tomar medidas proativas, como adiar pausas, reconfigurar faixas ou prolongar um turno.

Construindo confiança e aumentando o desempenho

Anteriormente, as avaliações exigiam muito trabalho manual, começando com a coleta de dados de vários sistemas e agrupando-os em um arquivo Excel. Agora, os dados são automaticamente acessíveis e apresentados visualmente por voo, permitindo ao operador comparar as previsões com a situação real e calcular facilmente a precisão das previsões.

O Keflavik International também consegue compreender a causa de um desvio do plano, que ter ocorrido por inúmero motivos, desde um pouso atrasado a um processo de segurança mais lento do que o previsto. Essa percepção é então realimentada no plano para melhorar continuamente a precisão das previsões com base nas condições locais.

Teste, compare, ajuste, aprenda

Com a previsão dinâmica, KEF pode testar novas métricas rapidamente, assumir tempos de processo e compará-los com planos que utilizam diferentes suposições. Pode facilmente ajustar as suas previsões adicionando um evento imprevisto ao calendário – por exemplo, a implementação de novas restrições de viagem para destinos específicos – que o sistema reconhece e trata como incomum e único.

Outra vantagem é que a solução é automática – não requer trabalho manual ou qualquer habilidade especializada para ser usada. Todas as alterações ou ajustes de previsão são facilmente gerenciados no sistema, deixando mais tempo para avaliação e ajustes para melhorar os planos futuros.

“A previsão ao vivo é a característica mais marcante do sistema. Ele leva continuamente em consideração todas as variáveis ​​da situação atual – como comprimento da fila, horários, contagens reais de passageiros e tempos de espera – e as compara com a previsão diária. Em seguida, ele fornece uma previsão atualizada de passageiros e um plano de capacidade a cada poucos minutos. Simplesmente compreendendo como a situação real se desvia das expectativas, podemos ver quase instantaneamente os efeitos potenciais e mitigá-los.”

Thordis Bjørnsdottir, Operation Research Specialist no Keflavik International Airport:

Planos de expansão dentro e fora do aeroporto

Tendo implementado a solução durante a pandemia, o aeroporto afirma que o sistema pode ajudar a equipe a lidar com as situações mais imprevisíveis com eficiência e segurança. Com a recuperação do mercado, o KEF está expandindo a capacidade da solução de previsão e já implementou a previsão de ocupação em muitas áreas abertas de aeroportos.

Como a instalação numa nova área é rápida e fácil, também está sendo considerada a expansão da solução para fora do terminal com a intenção de avaliar o impacto da acessibilidade do estacionamento, do tráfego rodoviário e dos atrasos na rede ferroviária.

Compartilhe

Inscreva-se no BOA Blog e receba novos posts por e-mail!



Conheça as soluções da BOA em IA e Machine Learning para empresas